REBELLION AND RESISTANCE IN THE IBERIAN EMPIRES, 16TH-19TH CENTURIES.

RESISTANCE: Agradecimento e despedida

undefined Image

RESISTANCE: Agradecimento e despedida

Hoje o RESISTANCE chega ao fim.

Seis anos após o início dos trabalhos e cerca de oito depois das reuniões iniciais para o desenho da primeira proposta. Há que reconhecer que é muito tempo!

Seis anos após o início dos trabalhos e cerca de oito depois das reuniões iniciais para o desenho da primeira proposta. Há que reconhecer que é muito tempo!

Recordo que a equipa se modificou bastante. Uns saíram e outros entraram, mas a consistência da equipa manteve-se, graças à capacidade de coordenação dos Team Leaders das diferentes instituições parceiras. O nosso primeiro agradecimento vai, pois, para eles, destacando a firmeza e a empatia com que dirigiram os trabalhos, acolheram os investigadores em missão e enfrentaram as agruras administrativas.

De seguida agradecemos a toda a equipa. Foram cerca de 150 investigadores de diferentes proveniências e com várias agendas de investigação que souberam convergir na concretização dos resultados propostos. Além de laços de amizade e de intercâmbio científico, a equipa deixa um legado de resultados significativos, seja ao nível de publicações (algumas ainda em curso), da compilação de dados sobre revoltas e rebeliões e sobre o léxico da resistência, seja ao nível da comunicação para o público não académico de conteúdos sobre a resistência dos subordinados nos impérios ibéricos.

Agradecimento também para as várias pessoas que, de uma forma ou de outra, apoiaram tecnicamente os nossos trabalhos, seja na forma de secretariado executivo, de acompanhamento informático, produção multimédia ou na comunicação e imagem.

Uma palavra ainda para agradecer a todos os nossos interlocutores que, através da participação em atividades, no acolhimento de eventos, no aconselhamento e no diálogo com os investigadores do RESISTANCE, permitiram que os resultados se expandissem além do quadro institucional do projeto.

O nosso contributo para o campo de estudos da resistência é sem dúvida importante e merece continuar a ser trabalhado. A informação está disponível a todos, pelo que vos animamos a utilizarem ou a desenvolverem os conteúdos como vos parecer melhor. Sei que as equipas do Léxico da Resistência e do Mapping Rebellion têm intenção de continuar, pois reuniram muitos dados ainda por sistematizar e por editar na totalidade. Fá-lo-emos em contínuo nos próximos dois anos, pelo que peço que recebam alguma mensagem nossa sobre o assunto com compreensão e interesse.

Por agora, resta-nos dizer que apesar do peso administrativo, foi um percurso de grande aprendizagem e muitíssimo gratificante.

Muito obrigada a todos e até breve

Mafalda & Graça

31 de Maio de 2024