REBELLION AND RESISTANCE IN THE IBERIAN EMPIRES, 16TH-19TH CENTURIES.

Tulsi/Tulasi/Tulossi*

Author: Ângela Barreto Xavier

Affiliation: ICS-Universidade de Lisboa

https://doi.org/10.60469/sgak-ry72


Palavra originária do sânscrito ( तुलसी) designa um arbusto do tipo de manjericão, venerado em várias partes da Índia pelas suas propriedades terapêuticas e por ser considerado sagrado, enquanto manifestação da deusa Tulasi, uma avatar da deusa Laksmi, mulher de Vishnu, como vem referido nos textos sagrados do Hinduísmo. Segundo a tradição, Lakshmi fora transformada no arbusto e Vishnu  Entre os meses de outubro e novembro, era objecto do ritual designado Tulasi Vivaha (casamento de Tulasi com Vishnu), o qual anunciava o fim da monção e o início da época matrimonial. Além do mais, a oferta das suas folhas era recomendada na adoração de Vishnu ou qualquer dos seus avatars, como Krsna. É habitual encontrar-se no pátio central das casas hindús, e assim acontecia na Goa da época moderna. 

Em 1701, no Oriente Conquistado, o Padre Francisco de Sousa refere uma outra versão da lenda, segundo a qual Tulasi não era uma manifestação de Lakshmi, mas de “Urzuda” (na versão de Sousa), uma concubina de Vishnu, pela qual este repudiara a sua primeira mulher, Lakshmi, casando-se com a planta. Como os locais que se convertiam ao Cristianismo continuavam a ter o tulsi à entrada das suas casas, a sua utilização, considerada uma manifestação de idolatria, seria proibida pela Inquisição de Goa, como ficou registado no Édito de 1736, no qual se estabeleceu o seguinte: “Mandamos aos ditos naturaes da India… que não tenham nos quintaes das suas casas, nem nos anganans, nem em seus palmares e fazendas, a planta chamada Tulossi.”

A sua persistência nos jardins das casas dos católicos pode ser considerada, por conseguinte, uma forma de resistência cultural.

* Palavra com origem num idioma não dominante dos impérios ibéricos.


REFERÊNCIAS

Dicionários
Dalgado, Sebastião Rodolfo, Glossário luso-asiático, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1919.

Fontes
Sousa, Francisco de, SJ, Oriente conquistado a Jesu Christo pelos Padres da Companhia de Jesus da Provincia de Goa.  Lisboa : na Officina de Valentim da Costa Deslandes, Impressor de Sua Magestade, 1710, vol 2, i, 1.

Bibliografia
Chatterjee, Gautam, Sacred Hindu Symbols, Abhinav Publications, 2001.