REBELLION AND RESISTANCE IN THE IBERIAN EMPIRES, 16TH-19TH CENTURIES.

undefined Image

Conferência Reflexiones sobre Género, Documentación y Unidades de Información para el Estudio de Tiempos Coloniales será ministrada por Jaqueline Vassalllo.

30 DE SETEMBRO ÀS 16H (LA PLATA | 20H LISBOA)

Jaqueline Vassallo é doutora em Direito e Ciências Sociais (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina). Investigadora do CONICET e Professora titular da Faculdade de Filosofia y Humanidades (UNC). É integrante do Grupo de Trabalho "Historias de las Inquisiciones", Cerntro de Estudios de la Edad Moderna: Inquisición, imagen y poder (3019-2021), dirigido por Doris Moreno e Manuel Peña Díaz (espanha) e parte do PAPIIT: Religiosidade nativa, idolatría e instituiciones eclesiásticas, época moderna, UNANm México.

É autora de numerosos trabalhos relativos ao estudo das mulheres de Tucumán e o Rio de La Plata durante o período colonial, nos quais articula a problemática do género com acionar a justiça colonial ordinária e a inquisitorial, como também, de estudos vinculados a documentação e as comissárias da Inquisição nas periferias dos vice-reinados do Peru e do Rio de La Plata. Os estudos têm sido publicados na América Latina, Europa e Ásia.

Há oferecido conferências e cursos da área de sua especialidade nas universidades latino-americanas e europeias, entre as quais podemos citar a USACH (Chile), Universidad de Sevilha, Universidad de Córdoba (España) e Universidade de Lisboa (Portugal), entre outras.

É fundadora da Rede Iberoamericana de Historia, Mujeres y Archivos (2015), así como fundadora e diretora do Programa Género y Documentación en las Inquisiciones Ibéricas (CIECS-CONICET-UNC,2020)